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Título: Educação, raça e desigualdade social : uma análise das respostas institucionais da Universidade de Brasília aos estudantes cotistas
Autor(es): Lima, Juliana Soares
Orientador(es): Silva, Mário Ângelo
Assunto: Negros - educação
Ensino superior
Sistema de cotas
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 2007
Data de publicação: 18-Nov-2009
Referência: LIMA, Juliana Soares. Educação, raça e desigualdade social: uma análise das respostas institucionais da Universidade de Brasília aos estudantes cotistas. 2007. 75 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Este estudo buscou analisar em que medida as respostas institucionais dadas pela Universidade de Brasília tem sido eficazes para garantir a permanência e fortalecer a identidade negra dos alunos cotistas. Para tal, foi feito um estudo de caso, na UnB, a fim de se conhecer, em profundidade, as experiências do Programa Afroatitude, do Centro de Convivência Negra e da Assessoria de Diversidade e Apoio aos cotistas. Nesse sentido, foram realizadas três entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores dos referidos programas, e foi feita a aplicação de questionários com os 23 alunos beneficiários dessas iniciativas, a fim de conhecer a sua perspectiva acerca dessas políticas. Ao final do estudo, foi constatado que a amostra de pesquisa considera que as ações tomadas pela UnB, são suficientes para fortalecer a identidade negra dos mesmos, entretanto, são insuficientes para assegurar a sua permanência na universidade. Logo, foi observada a necessidade de se aumentar os recursos disponíveis, com vistas à efetivação da inclusão desse segmento no ambiente universitário.
Abstract: The aim of this study is to analyze the efficiency of the institutional actions carried out by the University of Brasilia (UnB) to guarantee the permanence, and strengthen the black identities, of quota students. In search of such an analysis, a case study was done at the University of Brasilia. The purpose of the case study was to get a deepened knowledge about the experiences of the afro-attitude program (Programa Afroatitude), the black coexistence centre (Centro de Convivência Negra), and the Advisers office of diversity and support for “quota-people” (Assessoria de Diversidade e Apoio aos cotistas). Three semi-structured interviews were held; each one with coordinators of the programs referred to. Questionnaires were answered by 23 students, all of whom are benefitting from these indicatives. Through this, knowledge of the students’ perspectives of the phenomena was achieved. In the end of the study it appears that the result of the research considers that the actions taken by the University of Brasilia are sufficient to strengthen the identity of the black individual. In the meantime, however, these actions are not sufficient to guarantee the permanence of the black student within the university. It was observed that an increase of the available resources is necessary, with an aim to consolidate the inclusion of this segment within the university ambient.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.TCC.703
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