Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/701
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_TaniaMilca.pdf756,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo do usuário deficiente visual e subsídios para uma política de desenvolvimento de coleções da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Autor(es): Malheiros, Tania Milca de Carvalho
Orientador(es): Cunha, Murilo Bastos da
Assunto: Estudo de usuários
Informação digital
Deficientes visuais
Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Data de apresentação: Mai-2009
Data de publicação: 18-Nov-2009
Referência: MALHEIROS, Tania Milca de Carvalho. Estudo do usuário deficiente visual e subsídios para uma política de desenvolvimento de coleções da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. 2009. 94 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Essa pesquisa apresenta um estudo de usuários deficientes visuais da Biblioteca Central da Universidade de Brasília, com o objetivo de identificar as suas necessidades de informação e colher subsídios para a definição de uma política de desenvolvimento da sua coleção. A metodologia utilizada foi a técnica de pesquisa qualitativa por entrevistas. Caracterizou-se o perfil dos usuários por meio dos dados demográficos e de necessidade de informação e acesso às informações digitais. O universo pesquisado foi de alunos de graduação, pós-graduação e professores totalizando oito usuários. Após a coleta e análise dos dados, concluiu-se que: a informação digital tem extrema importância para as pessoas com deficiência visual, o formato mais demandado é o meio digital, seguido do áudio e por último o Braille. Em relação ao acesso a informação digital, os usuários utilizam o computador para as mais diversas tarefas, mas principalmente para buscar informações didáticas e a suas necessidades de informação são em maior parte satisfeitas com informações encontradas nesse meio. Os resultados obtidos nas entrevistas foram suficientes para atingir os objetivos traçados na pesquisa.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.05.TCC.701
Aparece na Coleção:Gestão Universitária



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons