Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/7007
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SandraDiasAlexandre.pdf562,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção dos professores da educação infantil da Escola Classe 38 do Setor P Norte de Ceilândia/DF sobre a música enquanto recurso pedagógico
Autor(es): Alexandre, Sandra Dias
Orientador(es): Santos, Janaína de Araújo Teixeira
Assunto: Música na educação
Educação de crianças
Capacidade motora nas crianças
Data de apresentação: 7-Dez-2013
Data de publicação: 3-Fev-2014
Referência: ALEXANDRE, Sandra Dias. A percepção dos professores da educação infantil da Escola Classe 38 do Setor P Norte de Ceilândia/DF sobre a música enquanto recurso pedagógico. 2013. 40 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A música está presente nas diferentes culturas e crenças, por isso torna-se uma constante na vida humana. A música evidencia ser um recurso ideal para o desenvolvimento para crianças de 4 e 5 anos na educação infantil, proporcionando o desenvolvimento de diversas habilidades, tais como: coordenação motora (quando aliado a dança), aspectos cognitivos e sociais, memória, concentração, além de tornar a aula mais prazerosa, pois a música pode ser motivadora de momentos relaxantes. Quando trabalhada de maneira adequada sua mensagem pode render aprendizados significativos às crianças, que poderão internalizá-la utilizando em sua vida acadêmica e pessoal. O estudo tem como objetivo geral conhecer a percepção dos professores da Escola Classe 38 acerca dos recursos pedagógicos da música e sua atuação prática. Por se tratar de um estudo qualitativo/quantitativo utilizou-se como método o questionário com 8(oito) questões tendo como participantes 6 professores da educação infantil da escola classe 38 do P norte. Os resultados encontrados mostram que todos os participantes lançam Mão da música como recurso pedagógico e demonstram conhecer a música, enquanto recurso pedagógico. Conclui-se, que a música é fundamental nas aulas que trabalham o desenvolvimento motor infantil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2013.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons