Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6997
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AntonioBalbinoSilva.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do papel como recurso na produção escultórica em sala de aula
Autor(es): Silva, Antônio Balbino
Orientador(es): Ferreira, Daniela Cureau Mendes
Assunto: Escultura
Arte moderna Séc. XX
Arte - estudo e ensino
Trabalhos em papel
Arte - história
Data de apresentação: 5-Dez-2013
Data de publicação: 31-Jan-2014
Referência: SILVA, Antônio Balbino. O uso do papel como recurso na produção escultórica em sala de aula. 2013. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este estudo objetiva revelar através da arte contemporânea um pequeno recorte da história da arte mostrando como os artistas romperam com os suportes tradicionais, destacando entre esses materiais o papel, sendo este recurso utilizando amplamente como recurso principal na produção de grandes artistas. Relacionamos esses artistas com o ensino de artes a partir dessas rupturas através das pertinências acerca dessas contribuições para a arte educação e para os programas curriculares mediando metodologias e o acesso ao ensino utilizando materiais, que também propiciam a reflexão sobre o fazer artístico e o desvencilhamento da obra para além de seu suporte. Na estratégia de ensino aprendizagem de artes que adotamos estabelecemos relações entre esses aspectos mencionados com os princípios do movimento artístico construtivismo considerando os ideais de aproximação da arte do homem e do social, manifestado por intermédio da arquitetura em apropriações da estética do movimento também para a escultura, através da realização de trabalhos arquitetônicos com embalagens de papel.
Abstract: This study aims to reveal contemporary art through a small cutout of art history revealing how artists broke with the traditional media, highlighting the role of these materials, being widely using this feature as the main resource in the production of great artists. Relate these artists with teaching arts from these disruptions through pertinences about these contributions to art education and curricula mediating methodologies and access to education using alternative materials and also conducive to reflection on the artistic and break away the work beyond its support. In the teaching of arts learning strategy adopted established relationships between these aspects mentioned with the principles of constructivism art movement considering the approximation ideals of art and social man, manifested through the architecture of aesthetic appropriation of motion also for carving, by performing architectural work with paper packaging.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2013. Curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons