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https://bdm.unb.br/handle/10483/6994
Título: | Prática recreativa na educação infantil na escola de educação básica Santa Lúcia Filippini do município de Vilhena – RO |
Autor(es): | Soares, Mariana Pereira |
Orientador(es): | Viana, João Batista dos Reis |
Assunto: | Educação de crianças Educação física para crianças Atividades lúdicas Recreação Jogos infantis Brincadeiras |
Data de apresentação: | 6-Jul-2013 |
Data de publicação: | 31-Jan-2014 |
Referência: | SOARES, Mariana Pereira. Prática recreativa na educação infantil na escola de educação básica Santa Lúcia Filippini do município de Vilhena – RO. 2013. x, 67 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Ariquemes-RO, 2013. |
Resumo: | A proposta desta pesquisa concentra-se no estudo das intervenções pedagógicas e práticas recreativas na educação infantil. O objetivo deste trabalho foi investigar a influência das atividades recreativas e suas contribuições pedagógicas no processo ensino-aprendizagem da educação infantil, onde a criança poderá aprender brincando e desenvolver diversas habilidades e competências. Para tanto, sugere-se o resgate das brincadeiras tradicionais, como atividade lúdica e como instrumento metodológico de ensino. Busca-se ainda sensibilizar os professores de educação infantil do importante papel que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos exercem no desenvolvimento da criança. Sendo assim, investigou-se como as intervenções pedagógicas e práticas recreativas, utilizado como estratégia ocorrem nas ações educacionais das turmas de educação infantil de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Vilhena no Estado de Rondônia. Para tanto, a pesquisa foi fundamentada através da pesquisa bibliográfica, onde vários autores discorrem sobre o lúdico e a importância dos jogos e brincadeiras na vida da criança. Dessa forma, seguindo a realidade escolar estudada busca-se identificar que a utilização do lúdico aliado a atividades pedagógicas pode transformar o aprender numa ação prazerosa que produz resultados positivos. Concretizando a pesquisa fez-se a Pesquisa de Campo com seis professores da escola em estudo, através de Entrevista informal e observações nas práticas das aulas. Essa pesquisa teve como princípio norteador conhecer os problemas entre o ato de ensinar e aprender. Assim, espera-se oferecer sugestões aos educadores a cerca da importância do brincar na vida do ser humano e, em especial na vida da criança. Pode-se dizer, assim, a participação do professor nas atividades é fundamental, pois ela contribui na ampliação das experiências das crianças, proporcionando-lhes base sólida para suas atividades físico-motoras, sociais e culturais. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2013. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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