Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6982
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MyrianTavaresDeLimaSouza.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Processo de intervenção administrativa no fluxo de guias médicas na Clínica Materno Infantil de Sobradinho/DF
Autor(es): Souza, Myrian Tavares de Lima
Orientador(es): Sousa, Jonilto Costa
Assunto: Hospitais - administração
Guias médicas
Data de apresentação: 3-Dez-2013
Data de publicação: 31-Jan-2014
Referência: SOUZA, Myrian Tavares de Lima. Processo de intervenção administrativa no fluxo de guias médicas na Clínica Materno Infantil de Sobradinho/DF. 2013. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Nos dias atuais, para manterem-se no mercado competitivo, as organizações têm que aprender a associar baixos custos com excelência de qualidade. Por conseguinte, as instituições de cuidados de saúde têm sido compelidas a se organizarem como empresa desenvolvendo visão de negócio para sobreviverem a estas mudanças no mercado. A presente pesquisa apresenta um estudo de caráter descritivo e exploratório, é fruto do desenvolvimento de uma pesquisa que envolveu uma abordagem qualitativa de análise com o objetivo de propor uma melhoria no processo de fluxo das guias médicas a serem encaminhadas a seus respectivos convênios, tendo em vista a sua otimização e especificamente busca-se, identificar as etapas do processo das guias médicas por meio de fluxo e mapear o processo das guias médicas por meio do procedimento. Elege como lócus de pesquisa a Clínica Materno Infantil de Sobradinho/DF. O foco desta pesquisa foi a análise do fluxo de guias médicas. A pesquisa foi conduzida para obter resposta à seguinte questão: Como otimizar o processo do fluxo das guias médicas a serem encaminhadas aos seus respectivos convênios? Concluiu- se com a pesquisa que este levantamento contribuiu de forma significativa auxiliando as áreas envolvidas, administrativa, financeira, faturamento, recepção a perceber de forma clara a sistematização do processo, entendendo a interdependência e interligação dos setores da empresa e assim diminuir as falhas na execução das atividades, consequentemente evitando o retrabalho, ou duplicidade de tarefas e assim podendo otimizar o uso dos diversos recursos disponíveis, como por exemplo, a mão de obra, o fator tempo, recursos financeiros, entre outros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Curso de Gestão do Agronegócio, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons