Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/6961
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RaphaelFernandesAraujo.pdf861,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atividades práticas como recursos facilitadores na aprendizagem de física
Autor(es): Araujo, Raphael Fernandes
Orientador(es): Porto, Franco de Salles
Assunto: Física - estudo e ensino
Ensino - meios auxiliares
Aprendizagem
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 30-Jan-2014
Referência: ARAUJO, Raphael Fernandes. Atividades práticas como recursos facilitadores na aprendizagem de física. 2013. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma intervenção didática feita com alunos do ensino médio, que se baseia na hipótese de que atividades práticas, aliadas a mediações interativas, se configuram como estratégias metodológicas eficientes no ensino e aprendizagem em física. Com isso, houve a aplicação de um minicurso, onde foram abordados alguns temas de física, usando como ferramenta didática três atividades experimentais realizadas com materiais de baixo custo. Tal método foi escolhido com o objetivo de propiciar uma aprendizagem significativa aos alunos. Os resultados da pesquisa apontam para uma mudança favorável nos conceitos dos participantes frente a tais conteúdos, sendo assim as atividades praticas, aliadas a uma abordagem interativa e lúdica, se configuram como um recurso facilitador na aprendizagem de alguns conceitos de física.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons