Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6957
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JessicaLaisNovaisMachado.pdf197,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Um olhar sobre escolas inclusivas de Planaltina-DF : deficientes auditivos
Autor(es): Machado, Jéssica Lais Novais
Orientador(es): Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de
Assunto: Pessoas com deficiência auditiva
Pessoas com deficiência auditiva - educação
Inclusão escolar
Escolas públicas
Estudantes deficientes
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 30-Jan-2014
Referência: MACHADO, Jéssica Lais N. Um olhar sobre escolas inclusivas de Planaltina-DF: deficientes auditivos. 2013. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O presente trabalho pretende mostrar como tem acontecido a inclusão de deficientes auditivos em escolas públicas da região administrativa de Planaltina-DF, a pesquisa foi realizada em duas escolas, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio. Para compreender a proposta de inclusão nas escolas, foi observado e registrado a visão de escola inclusiva de acordo com intérpretes, professores, alunos e deficientes, ou seja, todos os envolvidos no contexto escolar de socialização. O objetivo do presente trabalho foi compreender as dificuldades encontradas por deficientes auditivos na instituição escolar inclusiva e efetivamente quais os procedimentos adotados pela mesma para minimizar a deficiência. O trabalho indicou um certo conformismo com os envolvidos no processo de inclusão, pois os planos idealizados por políticas públicas ainda parecem estar bem longe do esperado e, o efeito contrário pode ser o fracasso escolar, o abandono aos bancos escolares e a auto exclusão dos alunos com necessidades especiais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons