Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6956
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RodrigoAlvesXavier.pdf524,06 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGuimarães, Eliane Mendes-
dc.contributor.authorXavier, Rodrigo Alves-
dc.identifier.citationXAVIER, Rodrigo Alves. A contextualização e o ensino de astronomia: uma análise de oficinas do Projeto Escola nas Estrelas. 2013. 17 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.en
dc.description.abstractResumo: Atualmente o educador deve adotar uma postura de mediador do conhecimento, ao invés de transmissor, assim surgem diversas abordagens metodológicas para auxiliar ao professor a adoção dessa nova postura docente. Uma dessas abordagens é a contextualização do ensino, que vem sendo discutida, frequentemente, nos meios educacionais. Examinando a importância dessa abordagem para o ensino surgiu a necessidade de verificar se as oficinas, foguete de garrafa pet e planisfério, realizadas pelo projeto Escola nas Estrelas, vem adotando, em sua execução, abordagens que possibilitem a contextualização. Para realizar essa verificação, embasados na literatura, desenvolvemos um conceito para esse termo, contextualização, e elencamos cinco pontos fundamentais que representam essa abordagem, posteriormente, através de memorias e anotações pessoais, descrevemos como vem sendo realizadas essas oficinas pelos integrantes do projeto e por fim, utilizando dos cinco pontos representativos de contextualização, avaliamos se essas oficinas vem sendo desenvolvidas de acordo com essa abordagem metodológica e qual o seu potencial de contextualização. Os resultados obtidos nos mostram que as duas oficinas tem potencial de contextualização, porém o modo como a oficina do foguete de garrafa pet vem sendo abordada não é contextualizado.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordAstronomiaen
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordPrática de ensino - ciênciasen
dc.titleA contextualização e o ensino de astronomia : uma análise de oficinas do Projeto Escola nas Estrelasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-01-30T10:34:37Z-
dc.date.available2014-01-30T10:34:37Z-
dc.date.issued2014-01-30T10:34:37Z-
dc.date.submitted2013-12-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6956-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoBrito, Paulo Eduardo de-
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons