Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6954
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_CeciliaSiqueiraCordeiro.pdf563,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A liberdade religiosa na Assembleia Constituinte de 1823
Autor(es): Cordeiro, Cecília Siqueira
Orientador(es): Muniz, Diva do Couto Gontijo
Assunto: Liberdade religiosa
Assembléia Constituinte (1823) - Brasil
Igreja Católica
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 30-Jan-2014
Referência: CORDEIRO, Cecília Siqueira. A liberdade religiosa na Assembleia Constituinte de 1823. 2013. 49 f., il. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho analisa o intenso debate levado a cabo na Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Império do Brasil (1823) acerca da liberdade religiosa. O debate girou em torno da aprovação do artigo 7º do Projeto de Constituição, que versava sobre os direitos individuais dos brasileiros, dentre os quais a liberdade religiosa. A matéria foi extensamente discutida, envolvendo duas posições distintas – os que eram favoráveis à liberdade de culto e os que não o eram – que, entretanto, não estavam dispostos a renunciar da condição de fiéis da Religião Católica, especialmente devido à força da tradição secular do regime do Padroado Régio. Para tanto, analisamos os Diários da Assembleia Constituinte, edição fac-símile publicada pelo Senado Federal em 1970, bem como o jornal Correio do Rio de Janeiro (1822-1823), a fim de se apreender a cultura política que se forjava no contexto da Independência e do Constitucionalismo, cuja palavra de ordem era liberdade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons