Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6945
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AdrianaMartinsOnghero.pdf600,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dinâmica populacional de inga alba (sw.) willd. (fabaceae) em mata de galeria perturbada no Distrito Federal
Autor(es): Onghero, Adriana Martins
Orientador(es): Oliveira, Maria Cristina de
Assunto: Árvores
Cerrado
Data de apresentação: 12-Dez-2013
Data de publicação: 29-Jan-2014
Referência: ONGHERO, Adriana Martins. Dinâmica populacional de inga alba (sw.) willd. (fabaceae) em mata de galeria perturbada no Distrito Federal. 2013. 17 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar a estrutura e dinâmica da população de Inga alba (Fabaceae) no período de onze anos (2002-2013) na Mata de Galeria do Capetinga, perturbada por fogo, Faz. Água Limpa, DF. O estudo foi realizado em 100 parcelas contíguas de 10 x 10 m (1ha) alocadas em quatro linhas perpendiculares ao leito do córrego principal. Indivíduos adultos foram amostrados e marcados quando apresentavam DAP > 5 cm. Dentro dessas, sub-parcelas de 5 x 5 m foram alocadas para amostragem de arvoretas (DAP > 5 cm; altura > 1 m) e de 2 x 2 m para mudas (DAP < 5 cm e altura < 1 m). Para análise do padrão de distribuição espacial foram calculados o coeficiente de dispersão (CD) e o índice de Green (IG). Taxas de recrutamento e mortalidade para adultos foram calculados. Para estrutura de tamanho dados de diâmetro e altura foram distribuídos em intervalos de classe, por meio do cálculo do algoritmo de Sturges. Foram encontrados 48 indivíduos adultos em 2002, 68 em 2007 e 52 em 2013. Os valores de CD e IG > 1 indicaram uma distribuição do tipo agrupada. A estrutura populacional para o diâmetro não apresentou “J” invertido. Resultados sugerem que a população vêm apresentando problemas de recrutamento na área, portanto, necessita de continuação do monitoramento a longo prazo a fim de verificar dinâmica futura da espécie.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons