Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6934
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RaissaGomesRiotinto.pdf660,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Confrontando paradigmas sobre EA e lixo na escola : reflexões a partir da perspectiva crítica
Autor(es): Riotinto, Raíssa Gomes
Orientador(es): Layrargues, Philippe Pomier
Assunto: Educação ambiental
Resíduos sólidos
Lixo - reciclagem
Lixo - eliminação
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 29-Jan-2014
Referência: RIOTINTO, Raíssa Gomes. Confrontando paradigmas sobre EA e lixo na escola: reflexões a partir da perspectiva crítica. 2013. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: A EA (Educação Ambiental) sofre na atualidade com o reducionismo ecológico. Vê-se uma grande associação da mesma a uma concepção de educação “verde” (GUIMARÃES, 2005). Entretanto, um grande problema na contemporaneidade envolve a geração de resíduos sólidos, onde em uma concepção generalizada aponta-se a reciclagem como a sua solução mais promissora. Com isso, tem-se que é necessário o debate do tema por meio das suas dimensões econômicas, sociais, culturais, ambientais e política para a reversão desse paradigma. A presente pesquisa visou trabalhar tal debate com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Planaltina (DF) que coincidentemente, já foram alunos de um projeto de EA voltado à temática do Resíduo Sólido (a exemplo de muitas práticas de EA feitas na escola), através da realização de um grupo focal e da aplicação de questionários em sala. Foram realizados encontros semanais durante três semanas. Assim, foi trabalhado com esses alunos, noções básicas sobre Ecologia Política, abordando-se questões acerca do modelo de produção atual, a exemplo da obsolescência, descartabilidade, consumismo e reciclagem a fim de resultar em uma nova forma de (re)pensar dos alunos sobre essa temática.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons