Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6924
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarcioSampaioGomesFilho.pdf1,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelagem da liberação controlada de fármacos através de modelos em rede
Autor(es): Gomes Filho, Márcio Sampaio
Orientador(es): Barbosa, Marco Aurélio Alves
Assunto: Monte Carlo, Método de
Medicamentos
Data de apresentação: 19-Dez-2013
Data de publicação: 28-Jan-2014
Referência: GOMES FILHO, Márcio Sampaio. Modelagem da liberação controlada de fármacos através de modelos em rede. 2013. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Desenvolvemos modelos estatísticos em rede para investigar o processo de liberação de fármacos encapsulados em matrizes poliméricas e para justificar o uso da equação empírica de Weibull no ajuste de dados em fármacos reais. Investigamos também como a dimensionalidade, o tamanho e a porosidade da superfície da cápsula interferem no processo de liberação da droga. Para tal, modelamos cápsulas unidimensionais (1D) e cápsulas bidimensionais (2D) com apenas um poro de liberação na membrana externa que reveste a cápsula, bem como, cápsulas 2D com uma membrana externa porosa. Simulamos a taxa de liberação de fármacos para os modelos propostos utilizando simulações de Monte Carlo e, em todos os casos estudados, nossas simulações justificam a utilização da equação Weibull para a liberação de fármacos. Nossos resultados indicam que o mecanismo de liberação é invariante em relação ao tamanho da cápsula (1D e 2D) quando há um único poro de liberação. Por outro lado, verificamos que o perfil da curva de liberação é diretamente influenciado pela quantidade de poros na membrana externa das cápsulas bidimensionais, quando há mais de um poro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons