Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6900
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LuanaMariaOliveira.pdf1,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Zoologia do imaginário : inserção de história infantil para o ensino de mamíferos e anfíbios
Autor(es): Oliveira, Luana Maria
Orientador(es): Costa, Elizabeth Maria Mamede da
Coorientador(es): Medeiros, Amanda Marina Andrade
Assunto: Zoologia
Ciências - estudo e ensino
Contadores de histórias
Ensino - meios auxiliares
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 27-Jan-2014
Referência: OLIVEIRA, Luana Maria. Zoologia do imaginário: inserção de história infantil para o ensino de mamíferos e anfíbios. 2013. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo elaborar uma história como recurso lúdico para introduzir o conteúdo de mamíferos e anfíbios nas aulas de ciências. Visto que a metodologia dos professores ainda está pautada no livro didático e no quadro em sala de aula. A proposta de utilizar a história para o ensino dos mamíferos e anfíbios teve o intuito de avaliar se a temática foi compreendida e facilitada pela inserção da “história de Caliandra”. Nesse contexto, também buscou-se averiguar se o recurso didático utilizado propiciou um momento de interação social entre o educador e os discentes, promovendo a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Por ter uma função muito importante na constituição do sujeito, as práticas pedagógicas devem buscar potencializar os processos de desenvolvimento ainda não consolidados, favorecendo novas conquistas psicológicas. A história foi contada para quatro turmas do Ensino Fundamental, de uma escola pública da região de Planaltina Distrito Federal. Após a análise dos resultados foi possível inferir que a utilização de histórias nas aulas além de propiciar o aprendizado dos conteúdos de zoologia, contribui para o desenvolvimento da criatividade e favorece ricos momentos de interação entre os estudantes e entre os conteúdos científicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons