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Título: O uso de recursos didáticos no ensino de ciências como estratégia para promover a motivação de adolescentes em restrição de liberdade
Autor(es): Silva, Alice Lira e
Orientador(es): Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Assunto: Material didático
Ciências - estudo e ensino
Medidas socioeducativas
Data de apresentação: 11-Dez-2013
Data de publicação: 27-Jan-2014
Referência: SILVA, Alice Lira e. O uso de recursos didáticos no ensino de ciências como estratégia para promover a motivação de adolescentes em restrição de liberdade. 2013. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: A motivação de qualquer indivíduo é algo interno que pode ser despertado por meio de estímulos e o uso adequado de recursos didáticos é um forte aliado para o seu desenvolvimento. Por muito tempo a educação manteve os alunos como agentes passivos na construção de seu conhecimento, no entanto este cenário sofreu grandes modificações e hoje é extremamente importante e indispensável que os alunos saiam desta posição para se tornarem agentes ativos no processo de aprendizagem e de desenvolvimento. A educação como agente transformador é indispensável para a realização e aplicação de medidas socioeducativas a adolescentes que cometeram algum ato infracional, para que assim se consiga alcançar os objetivos da socioeducação. O presente artigo buscou auxiliar um professor de ciências naturais na elaboração e aplicação de recursos didáticos diferenciados e investigar se os mesmos contribuíram para promover a motivação para a aprendizagem de adolescentes que se encontram em cumprimento de medidas socioeducativas de restrição de liberdade. Percebendo a desmotivação destes jovens é que tal intervenção se faz necessária para contribuir na formação dos adolescentes e na construção dos conhecimentos. A pesquisa foi realizada em uma escola inserida em uma unidade de internação para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Para obter os resultados esperados foram utilizados os seguintes instrumentos: i) observações; ii) entrevistas e questionários; iii) encontros de planejamento; e iv) aplicação de recursos didáticos. Participaram desta pesquisa um professor de ciências naturais e oito alunos de uma turma de 8º e 9º ano. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois se pode avaliar que os alunos tiveram maior motivação durante as aulas de intervenção e assim pode se perceber que com o uso de recursos didáticos diferenciados os alunos tornaram-se mais participativos e realizaram as tarefas propostas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
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