Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6886
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RodrigoFerreiraBarros.pdf372,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: De transgressor a paciente : um estudo a respeito dos tratamentos do Estado brasileiro sobre usuários de drogas
Autor(es): Barros, Rodrigo Ferreira
Orientador(es): Simião, Daniel Schroeter
Assunto: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Drogas - usuários
Socialização
Data de apresentação: 13-Set-2013
Data de publicação: 23-Jan-2014
Referência: BARROS, Rodrigo Ferreira. De transgressor a paciente: um estudo a respeito dos tratamentos do Estado brasileiro sobre usuários de drogas. 2013. 48 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente estudo busca iluminar algumas questões e compreender os processos de ressocialização/reabilitação de usuários de drogas, em especial o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS, no caso, os CAPS AD, especializados em Álcool e Outras Drogas. O objetivo da pesquisa é analisar e interpretar a maneira com que o Estado brasileiro lida com usuários de drogas. O foco da pesquisa não é o consumo de psicoativos em si, suas características, formas ou efeitos. A perspectiva do consumidor será exposta em contraste à dos profissionais de saúde, de forma a elucidar as diferentes percepções das categorias médico-jurídicas que balizam algumas de suas relações, porém o objeto principal de análise, é a forma de atuação do Estado através do sistema de saúde, e do encaminhamento a este, realizado por outros órgãos do Estado.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons