Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6885
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RoseaneFreitasFernandes.pdf524,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Causas de evasão escolar da educação básica na percepção de alunos da educação de jovens e adultos
Autor(es): Fernandes, Roseane Freitas
Orientador(es): Carvalho, Amanda Marina Andrade Medeiros de
Coorientador(es): Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Assunto: Evasão escolar
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 23-Jan-2014
Referência: FERNANDES, Roseane Freitas. Causas de evasão escolar da educação básica na percepção de alunos da educação de jovens e adultos. 2013. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: A evasão escolar é um grave problema da educação brasileira e tende a ser uma das maiores consequências do fracasso escolar. Os jovens e adultos que interromperam seus estudos veem na modalidade da Educação de Jovens e Adultos a oportunidade de se inserirem na sociedade letrada, uma atuação melhor no mercado de trabalho ou autoafirmação. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) enfrenta vários obstáculos por falta de políticas públicas de valorização, adequação curricular e práticas pedagógicas que visem as necessidades do público dessa modalidade. Este trabalho com abordagem quantitativa trata da evasão escolar no contexto da Educação Básica a partir de percepções de 48 alunos do terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública em Planaltina-DF, analisa indicadores de causas de evasão escolar e dificuldades dos alunos para concluir este nível de ensino. Os resultados da pesquisa indicaram que o trabalho é a principal causa de evasão escolar e os alunos da EJA enfrentam a dificuldade de conciliar trabalho, família e estudos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.