Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6880
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_KarineLopesRibeiroGoncalves.pdf297,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação para a saúde : uma pesquisa com professores de ciências naturais de escolas públicas de Planaltina DF
Autor(es): Gonçalves, Karine Lopes Ribeiro
Orientador(es): Rodrigues, Lívia Penna Firme
Coorientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Promoção da saúde
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 23-Jan-2014
Referência: GONÇALVES, Karine Lopes Ribeiro. Educação para a saúde: uma pesquisa com professores de ciências naturais de escolas públicas de Planaltina DF. 2013. 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O presente trabalho busca conhecer qual a concepção dos professores de Ciências Naturais, de escolas públicas de Planaltina-DF, sobre a Educação para a Saúde, buscando identificar os conteúdos que estes consideram relevantes para se trabalhar nessa área, se estão de acordo com o currículo propostos nos temas transversais disponibilizados pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) e as dificuldades encontradas por esses profissionais, para desenvolverem esses conteúdos. Para isso foi aplicado um questionário com questões subjetivas com 12 de professores de 4 escolas de Planaltina, Distrito Federal. Os resultados obtidos mostraram que os docentes possuem pontos de vista diversos, que podem ser influenciados pela formação de cada um ou podem ser resultado da percepção pessoal de saúde que cada indivíduo. Pode-se notar que em alguns aspectos as considerações dos participantes são parecidas, onde alguns entendem como um processo ou ação que visa o bem- estar. É importante ressaltar que essas ações que visam à saúde humana podem ser entendidas como promoção da saúde, e que este é um dos eixos para que isso aconteça. Ficou claro que esses profissionais compreendem seu significado, que visa ações para a manutenção da saúde e qualidade de vida, e os professores mais experientes possuem uma maior facilidade de desenvolver tais conteúdos, pelo fato de terem mais experiência profissional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons