Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/688
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_DanielBerquoGomes.pdf250,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Homofobia : a regulação dos espaços por meio da discriminação contra homossexuais
Autor(es): Gomes, Daniel Berquó
Orientador(es): Diniz, Debora
Assunto: Homofobia
Homossexualidade
Discriminação de sexo
Data de apresentação: Nov-2008
Data de publicação: 16-Nov-2009
Referência: GOMES, Daniel Berquó. Homofobia: a regulação dos espaços por meio da discriminação contra homossexuais. 2008. 44 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo compreender como a discriminação sofrida por jovens homossexuais masculinos regula a escolha de espaços para a demonstração de sua sexualidade homossexual. A manifestação da sexualidade foi entendida como a expressão de sentimentos de um indivíduo a outro do mesmo sexo, tais como abraços, beijos, carícias, dançar junto e andar de mãos dadas. Em locais freqüentados prioritariamente por heterossexuais, 60% dos entrevistados informaram que não manifestam qualquer prática que os identifiquem como homossexuais, enquanto 40% afirmaram que manifestam de forma sutil sua sexualidade nesses locais. Em contrapartida, apenas 20% dos entrevistados garantem que nos locais destinados à socialização de homossexuais, manifestam de forma sutil práticas que os identifiquem como homossexuais. 60% dos entrevistados já foram alvo de alguma forma de discriminação em função da orientação sexual, sendo que 30% passaram a freqüentar lugares destinados à socialização de homossexuais em função desses episódios. Os resultados demonstraram que a homofobia regula a escolha dos espaços para a livre manifestação da sexualidade do indivíduo e que ações que visem a promoção da cidadania dos homossexuais são imprescindíveis para a concretização dos direitos dessa minoria e combate ao preconceito e discriminação enfrentados por eles.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.11.TCC.688
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.