Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/687
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_CassiaFernandes.pdf1,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O tratamento de tabagismo oferecido no Centro de Saúde 1408 da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal : um olhar sobre as questões de gênero
Autor(es): Fernandes, Cássia
Orientador(es): Araújo, Neuza de Farias
Assunto: Tabagismo
Fumo - vício
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 16-Nov-2009
Referência: FERNANDES, Cássia. O tratamento de tabagismo oferecido no Centro de Saúde 1408 da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal: um olhar sobre as questões de gênero. 2008. 79 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é observar a participação e continuidade feminina em grupos de tratamento do tabagismo oferecido pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer – Abordagem Intensiva ao Fumante, desenvolvido no Distrito Federal pelo Núcleo de Prevenção/ Gerência do Câncer/ Divisão de Assistência Especializada/ Subsecretaria de Atenção à Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - NPR/GEC/DIASE/SAS/SES-DF, considerando alguns aspectos ligados aos papéis sociais historicamente atribuídos à mulher, e cobrados pela sociedade. Procuramos inicialmente situar a história do tabaco e sua inserção no mundo como hábito, apresentando algumas conseqüências da ação da nicotina no organismo. Posteriormente buscamos identificar o tabagismo na legislação brasileira e a preocupação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco com a mulher. No capítulo seguinte, consideramos algumas questões sobre gênero, relacionando aspectos específicos relacionados à mulher e o tabaco. O terceiro capítulo descreve a pesquisa em campo. Esta pesquisa se propôs a observar a participação de homens e mulheres no tratamento de tabagistas oferecido pelo CSB1408, da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal - SES/DF, a partir de registros realizados dos grupos que foram desenvolvidos no segundo trimestre de 2005, 2006 e 2007. O método utilizado para compreender o que está proposto foi o levantamento de dados e registros de documentos utilizados pelos profissionais que desenvolvem o grupo de tabagistas com pessoas que procuram o CSB 1408/SES/DF em busca de tratamento para cessação tabagística. Houve uma busca por contextualizar a relação entre os papéis sociais atribuídos à mulher e sua dependência do tabagismo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.687
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.