Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6867
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RodrigoKingLonChia.pdf320,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O perigo da liberdade : uma análise do discurso sobre a prisão preventiva nos jornais Folha de S. Paulo e O Globo
Autor(es): Chia, Rodrigo King Lon
Orientador(es): Cordeiro, Pedro Ivo Rodrigues Velloso
Assunto: Imprensa
Análise do discurso
Criminologia
Crime e imprensa
Prisão preventiva
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 22-Jan-2014
Referência: CHIA, Rodrigo King Lon. O perigo da liberdade: uma análise do discurso sobre a prisão preventiva nos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. 2013. 61 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O texto examina as relações entre as controvérsias que cercam a prisão preventiva e como essa medida cautelar é tratada nos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. Com base na análise do discurso, a partir de 67 matérias coletadas, busca-se identificar se características dos textos jornalísticos refletem ou reforçam concepções específicas da prisão preventiva e do papel do direito penal. Discute-se, finalmente, como o discurso da imprensa se relaciona com as diferentes correntes criminológicas e com a ideia de um debate democrático acerca da função do direito penal e da privação da liberdade como resposta do sistema penal ao desvio.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2013.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons