Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6840
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MatheusMedeirosSantana.pdf1,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Conflito socioambiental no uso irregular de áreas públicas na orla do Lago Paranoá
Autor(es): Santana, Matheus Medeiros
Orientador(es): Saraiva, Regina Coelly Fernandes
Assunto: Brasília (DF) - planejamento urbano
Impacto ambiental
Lago Paranoá
Data de apresentação: Out-2013
Data de publicação: 20-Jan-2014
Referência: SANTANA, Matheus Medeiros. Conflito socioambiental no uso irregular de áreas públicas na orla do Lago Paranoá. 2013. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar posicionamentos sobre o uso e ocupação irregular das margens do Lago Paranoá, situado na área central de Brasília – DF, que se configura como um conflito socioambiental. Foram aplicados questionários para quatro tipos de atores sociais diferentes: moradores do Lago Sul e Norte, moradores de Planaltina, agentes públicos de órgãos e agências ambientais e frequentadores do “piscinão do Lago Norte” do Paranoá. As respostas foram identificadas e analisadas, buscando compreender a caracterização do conflito socioambiental ali existente. Através dos resultados, percebe-se que o problema é maior do que se imagina, são vários os motivos que levam à invasão irregular da Orla do Lago. A maioria da população de Brasília não tem acesso à Orla do Lago Paranoá devido a sua privatização. Percebe-se que existem políticas públicas responsáveis pela preservação e monitoramento da Orla do Lago, mas fica evidente a ineficiência dessas políticas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons