Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/682
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_CamilaSalvadorCipriano.pdf255,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Família, rede social e vulnerabilidade
Autor(es): Cipriano, Camila Salvador
Orientador(es): Pinto, Maria Lúcia Leal
Assunto: Família
Crianças
Vulnerabilidade social
Socialização
Data de apresentação: Dez-2007
Data de publicação: 16-Nov-2009
Referência: CIPRIANO, Camila Salvador. Família, rede social e vulnerabilidade. 2007. 45 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O objetivo desse estudo é analisar impacto do atendimento da organização não governamental, AFAGO/DF, no fortalecimento do vínculo de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, com a família. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas estruturadas feitas com seis pessoas que já freqüentaram a instituição e suas respectivas mães. Como referenciais teóricos, para o norteamento da pesquisa, foram abordados três conceitos fundamentais. São eles: o conceito de rede social, organização não governamental (ONG) dentro da discussão do Terceiro Setor e, finalmente, o conceito de vulnerabilidade social. A partir desses conceitos os resultados mostram que o atendimento oferecido pela instituição é importante para o desenvolvimento social das crianças e dos adolescentes atendidos, aparecendo como um diferencial em suas trajetórias de vidas, pois esse atendimento fortalece o vínculo das crianças e adolescentes com a família. O estudo sugere que o impacto do atendimento da instituição AFAGO/DF na vida das crianças e adolescentes atendidos se dá de uma forma positiva, pois a partir do fortalecimento do vínculo destes com suas famílias, há uma possibilidade maior de superação da situação de vulnerabilidade social em que se encontram.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.12.TCC.682
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.