Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6760
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JuliaVilhenaRodrigues.pdf2,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Camadas de memória entre o Mar e o Morro : da pequena África ao Porto Maravilha
Autor(es): Rodrigues, Júlia Vilhena
Orientador(es): Santos, Mariza Veloso Motta
Assunto: Urbanização
Patrimônio cultural
Morro da Conceição (RJ)
Data de apresentação: 18-Dez-2013
Data de publicação: 13-Jan-2014
Referência: RODRIGUES, Júlia Vilhena. Camadas de memória entre o Mar e o Morro: da pequena África ao Porto Maravilha. 2013. 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O Morro da Conceição é um marco da primeira ocupação da cidade do Rio de Janeiro. Enquanto em sua parte alta formou-se um bairro aos moldes portugueses, o qual ainda congrega herdeiros e tradições da época, encontra-se em sua parte baixa e arredores a Pedra do Sal e o Cais do Valongo, lugares de memória da escravidão no Brasil. Formou-se ali, em meados do século XIX, uma diáspora baiana em torno do trabalho portuário, do samba e dos cultos de matriz africana. Conhecida pela bibliografia como Pequena África, a região viu o florescer de nossa cultura popular em meio a reformas urbanas significativas, como foi a de Pereira Passos no início do século XX. Hoje passa por outra transformação devido à revitalização do Porto Maravilha, iniciada em 2009. Essa monografia tem como objetivo analisar a ressignificação das tradições culturais e as relações de pertencimento compartilhadas pela comunidade artística que vem se ampliando no Morro da Conceição. O trabalho busca abordar também, iniciativas de patrimonialização na região e a construção de identidade do Quilombo da Pedra do Sal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons