Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6732
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarwilJhonatanDavilaFernandez.pdf612,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre a Lei de Thirlwall e a hipótese Prebisch Singer : uma proposta de conciliação
Autor(es): Dávila Fernández, Marwil Jhonatan
Orientador(es): Amado, Adriana Moreira
Assunto: Economia
Lei de Thirlwall
Desenvolvimento econômico
Data de apresentação: 1-Nov-2013
Data de publicação: 7-Jan-2014
Referência: DÁVILA FERNÁNDEZ, Marwil Jhonatan. Entre a Lei de Thirlwall e a hipótese Prebisch Singer: uma proposta de conciliação. 2013. viii, 48 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os modelos de crescimento balance of payments constrained podem ser utilizados para capturar importantes insights tanto da tradição keynesiana quanto estruturalista do pensamento econômico. Sugerimos que a Lei de Thirlwall corresponde a uma derivação matemática da regra de Prebisch. Dada sua similaridade, nos perguntamos por que a tese Prebisch-Singer da deterioração dos termos de troca não é incluída no modelo. Dessa forma, este trabalho se propõe a estreitar a relação entre a Lei de Thirlwall e o pensamento cepalino através de uma tentativa de acrescentar na primeira um componente que capte a hipótese de Prebisch-Singer, empregando para tal uma definição de taxa de câmbio real alternativa. Propomos-nos ainda a endogeneizar a taxa de crescimento do produto e da produtividade a partir da combinação de nossa versão da lei de Thirlwall com a lei de Kaldor-Verdoorn.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Graduação em Ciências Econômicas, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons