Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6730
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LarissaFernandesLinsVasconcelos.pdf3,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Patrimonialização na Unidade de Vizinhança nº 1
Autor(es): Vasconcelos, Larissa Fernandes Lins de
Orientador(es): Moura, Cristina Patriota de
Assunto: Brasília (DF) - história
Patrimônio cultural - proteção
Data de apresentação: 16-Dez-2013
Data de publicação: 7-Jan-2014
Referência: VASCONCELOS, Larissa Fernandes Lins de. Patrimonialização na Unidade de Vizinhança nº 1. 2013, 89 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Essa monografia apresenta o processo de patrimonialização da Unidade de Vizinhança nº 1, composta pelas quadras 107, 108, 307 e 308 Sul. Com o intuito de preservar os significados e as características fundamentais que singularizam Brasília, em 27 de abril de 2009, o GDF publicou o Decreto Nº 30.303, que dispõe sobre o Tombamento da Unidade de Vizinhança nº 1. A proposta desse trabalho é pensar a questão do patrimônio através das experiências sociais que Brasília proporciona às pessoas que usufruem dos espaços urbanos. Para tanto, primeiramente proponho uma descrição da Unidade de Vizinhança e dos seus equipamentos urbanos, depois faço uma análise das leis e decretos que dispõem tanto sobre tombamento de Brasília quanto sobre o tombamento da Unidade de Vizinhança e seus equipamentos. Para compreender as experiências sociais da Unidade de Vizinhança, realizei entrevistas com os prefeitos de quadra que, além de serem moradores, têm maior proximidade com o poder público local e lidam quase diariamente com a questão do patrimônio. Também analiso e descrevo duas situações sociais: a polêmica da pintura dos painéis e a Trezena de Nossa Senhora de Fátima, com o intuito de compreender o patrimônio vivido.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons