Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/6722
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JussaraPereiraFernandes.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCastilho, José Eduardo-
dc.contributor.authorFernandes, Jussara Pereira-
dc.identifier.citationFERNANDES, Jussara Pereira. O Lilavati de Bhaskaracarya e o sistema métrico moderno: qual o denominador comum para o ensino de ciências e matemática? 2013. 22 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionTrabalo de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.en
dc.description.abstractO Lilavati é o livro escrito por Bhaskara no século XII. A obra foi, durante vários séculos, referência de compêndios educacionais (Hindu e Sânscrito). Somente no século XIX a obra chega ao Inglês e no século XXI ao Português. No primeiro capítulo, Bhaskara fornece dados para uso de unidades de medidas (as mais utilizadas na Índia antiga), tais unidades atualmente (através do sistema métrico moderno) são abordadas nas Ciências de modo fragmentado. O objetivo deste estudo é comparar os dados fornecidos pelo texto histórico com o Sistema Internacional de Unidades (SI) com foco na Teoria das proporções à luz do ensino de Ciências e Matemática. Ainda, foi possível refletir sobre a contribuição do Capítulo 01 – Definições e Tabelas do Lilavati de Bhaskara (em termos das medidas e das relações proporcionais) que contribuem para a aprendizagem do Sistema Internacional de Unidades (SI). A metodologia utilizada neste trabalho segue a análise multimétodo: revisão bibliográfica – o Lilavati e o SI; desenvolvimento, diagramação e testes do protótipo do jogo – Definições e Tabelas do Lilavati de Bhaskara (DTLB). Os resultados são considerados favoráveis, para investigações e intervenções pedagógicas, com uso da História da Matemática, resolução de problemas, ludicidade (através dos jogos) e estudos comparativos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordJogos educativosen
dc.subject.keywordSistema métricoen
dc.subject.keywordMatemática - históriaen
dc.titleO Lilavati de Bhaskaracarya e o sistema métrico moderno : qual o denominador comum para o ensino de ciências e matemática?en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2014-01-06T13:58:59Z-
dc.date.available2014-01-06T13:58:59Z-
dc.date.issued2014-01-06T13:58:59Z-
dc.date.submitted2013-02-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6722-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons