Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/671
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_ClaudiaRAdoNascimento.pdf519,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa ética e cidadania : construindo valores na escola e na sociedade : um estudo de caso
Autor(es): Nascimento, Cláudia Regina Antunes do
Orientador(es): Sousa, Nair Heloisa Bicalho de
Assunto: Ensino público
Escolas
Ética
Cidadania
Direitos humanos
Data de apresentação: 2008
Data de publicação: 13-Nov-2009
Referência: NASCIMENTO, Cláudia Regina Antunes do. Programa ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade: um estudo de caso. 2008. 94 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Com o propósito de conhecer os resultados alcançados pela implementação do “Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade”, foi 9 localizada uma escola onde fosse possível realizar um aprofundamento crítico sobre o mesmo. O objetivo do presente trabalho consiste em promover a realização de um estudo de caso sobre o programa no Centro de Ensino Médio Stella dos Cherubins Guimarães Troís localizado na cidade de Planaltina/DF. O programa tem sido aplicado nas escolas públicas de nível fundamental e médio desde o ano de 2004 e atualmente é utilizado por cento e vinte escolas no país, sendo que duas dessas instituições estão localizadas no Distrito Federal - DF. O programa se propõe a abordar as temáticas de Ética, Cidadania, Direitos Humanos, Inclusão Social e Convivência Democrática. Sua implementação se dá por meio da construção de Fóruns de debate na comunidade escolar, e sua metodologia pretende estimular a autonomia e liberdade das instituições educacionais, permitindo sua adequação à realidade de cada localidade. O conteúdo do programa está voltado para a formação docente, o que justifica o fato de estes serem os principais sujeitos da pesquisa. O estudo de caso está centrado na investigação das principais dificuldades e facilidades na aplicação do programa de modo a conhecer a especificidade de sua aplicação por esta escola. Tendo como referência a importância da educação no processo de aprendizagem e o modo como a sociedade brasileira tem construído seus valores, os projetos que se propõem à abordagem de temas relacionados à promoção dos direitos humanos merecem atenção especial. Os resultados obtidos confirmam a hipótese sugerida, de que as escolas no Brasil não estão preparadas para a aplicação de programas que estimulem a autonomia dos atores do modo como o programa prevê principalmente no que diz respeito à realidade do ensino público no Brasil. Os pressupostos básicos do programa não foram cumpridos, conforme os argumentos apresentados no corpo do presente trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.TCC.671
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.