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Título: Os ricos no Brasil : uma investigação dos determinantes da desigualdade salarial
Autor(es): Galvão, Juliana de Castro
Orientador(es): Medeiros, Marcelo
Assunto: Elites (Ciências sociais)
Riqueza
Desigualdade social
Educação
Salários
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 3-Jan-2014
Referência: GALVÃO, Juliana de Castro. Os ricos no Brasil: uma investigação dos determinantes da desigualdade salarial. 2012. 56 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A partir dos dados do Censo 2010, essa pesquisa analisou determinantes das diferenças salariais dos trabalhadores brasileiros com idade igual ou maior a 25 anos no mês de julho de 2010. Testa-se a hipótese de que a educação é um dos principais determinantes na chance de ser rico no Brasil. Foram efetuadas doze regressões logísticas para dois modelos gerais diferentes para 6 grupos de renda, as quais incluíam informações sobre os cursos de graduação concluídos pelos indivíduos, sexo, cor da pele e região geográfica. Resultados sugerem que ter um diploma de graduação aumenta consideravelmente a chance de se estar entre os 10% dos trabalhadores com os maiores salários. No entanto, já se estando nos 10%, a variável de educação perde poder explicativo na determinação da chance de se estar entre o 1% mais rico e não explica o salto do 1% para o 0,1% mais rico. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
Based on the 2010 brazilian Census data, this research aimed at analyzing the determinants of wage differentials of Brazilian workers aged equal or greater than 25 in July of 2010. The hypothesis tested is that education is a major determinant in the chance of being rich in Brazil. Twelve logistic regressions were performed for two general models for 6 different income groups, which included information about therespondents’ undergraduate courses, gender, race and geographic region. Results suggest that having an undergraduate degree expressively increases one’s chances of being among the 10% of workers with higher wages. However, if one is already within the richest 10%, the educational variable loses explanatory power in determining the chance of the leap to the richest 1% and it doesn’t explain the egress from the 1% to the 0.1% richest.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia, Monografia de Graduação, 2012.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



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