Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6700
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LiviaMeirellesDutraDeOliveira.pdf2,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelo de padronização de procedimentos para a produção agrícola orgânica da empresa MamaGê
Autor(es): Oliveira, Lívia Meirelles Dutra de
Orientador(es): Sousa, Jonilto Costa
Assunto: Produtividade agrícola
Alimentos - indústria
Agricultura orgânica
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 3-Jan-2014
Referência: OLIVEIRA, Lívia Meirelles Dutra de. Modelo de padronização de procedimentos para a produção agrícola orgânica da empresa MamaGê. 2013. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão do Agronegócio)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: Este estudo apresenta um modelo de padronização de procedimentos para a produção agrícola orgânica da empresa MamaGê, tendo como parâmetro as diretrizes da agricultura orgânica estabelecidas pela legislação brasileira em vigor, bem como os critérios de avaliação da conformidade contemplados nas auditorias realizadas pela certificadora ECOCERT BRASIL. Com base na literatura pertinente, argumenta-se que o estabelecimento de padrões de produção contribui tanto para o uso racional dos recursos quanto para o controle da qualidade dos produtos. Assim, para desenvolver o referido modelo de padronização, foi realizada pesquisa qualitativa de caráter exploratório por meio de análises bibliográficas e documentais, além da coleta de dados primários com o especialista em agronomia, principais dirigentes e líder responsável pelo campo, mediante entrevistas semi-estruturadas. O resultado dessa pesquisa possibilitou discriminar os produtos e a infraestrutura que comporta a produção agrícola da empresa em questão e, a partir disso mapear os procedimentos e propor a estrutura de documentos para controle das atividades operacionais no campo. Foram identificados os locais, fases e etapas que compõe a produção e, a partir dessa delimitação em conjunto com a seleção de cada variedade específica de produto, estabeleceram-se modelos de procedimentos, para controle gerencial das operações; de instruções de trabalho, para padronizar as ações de nível operacional quanto à execução das atividades; e de formulários, os quais registram as informações de rastreabilidade do processo e orientam as tomadas de decisão dos níveis estratégico e tático. Dessa forma, conclui-se que a elaboração de um modelo padrão de procedimentos para a agricultura da empresa MamaGê, otimiza os recursos materiais e humanos favorecendo um controle maior dos resultados e, portanto, gerando a certeza mais nítida da obtenção de um produto que atenda as expectativas de qualidade orgânica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2013.
Aparece na Coleção:Gestão do Agronegócio - Campus UnB Planaltina



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons