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Título: Da assimilação à conquista do direito à diferença : educação escolar indígena no Brasil
Autor(es): Freire, João Victor de Farias Furtado e
Orientador(es): Pimenta, José Antônio Vieira
Assunto: Índios - educação
Jesuítas - missões
Professores - formação
Índios da América do Sul
Data de apresentação: 12-Dez-2013
Data de publicação: 3-Jan-2014
Referência: FREIRE, João Victor de Farias Furtado e. Da assimilação à conquista do direito à diferença: educação escolar indígena no Brasil. 2013. 63 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho de revisão bibliográfica tem o objetivo principal de mostrar detalhes da educação escolar indígena no Brasil. Divido em três capítulos, ele abordará o trajeto histórico da educação escolar indígena desde o período colonial, com a colonização jesuíta, até a Constituição Brasileira de 1988. Também fará uma análise de como essa educação se iniciou no período da colonização luso-brasileira e de como a Igreja Católica, com a Companhia de Jesus, se tornou um dos principais agentes da escolarização dos índios. Continuando, mostrará, num primeiro momento, o surgimento do movimento indígena no Brasil e seus desdobramentos nos tempos atuais. Além disso, discorrerá de como esse movimento se originou e sua articulação com múltiplos segmentos da sociedade nacional, além de falar que a luta pelos direitos indígenas não pode ser desvinculada do contexto histórico da resistência à ditadura militar. Por fim, abordará o processo de formação dos professores indígenas e a influência que estes trouxeram na educação diferenciada, analisando as políticas implantadas pelo Ministério da Educação para a formação de tais professores e a visão destes sobre o sistema educacional indígena. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims to present details about the education of indigenous peoples in Brazil. Divided into three chapters, it will approach the historical trajectory of the education of indigenes since the colonial period, with the Jesuitical colonization, until the publication of the Brazilian Constitution of 1988. We will also analyze how this education took place during the colonial period and how the Catholic Church, along with the Society of Jesus, became one of the main agents responsible for the education of Indians. Moreover, we will show the emerging of the indigenous movement in Brazil and its current unfolding. Later on, we will discuss how this movement began and the nature of its articulation with multiple segments of the national society. We will also expose our belief that the fight for indigenous rights cannot be detached from the historical context of the military dictatorship. Finally, we will tackle the process underwent by indigenous teachers in order for them to get their teaching licenses, and the influence that they brought to special education. This will be done through the analysis of the policies implemented by the Education Ministry for the development of teachers and of the opinion of these teachers regarding the indigenous educational system.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



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