Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/669
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_AlineVieiradoNascimento.pdf351,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os direitos educacionais dos adolescentes em liberdade assistida : o papel do conselho tutelar e das instituições de ensino da Ceilândia
Autor(es): Nascimento, Aline Vieira do
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Conselho tutelar
Educação do adolescente
Estatuto da Criança e do Adolescente
Adolescentes
Data de apresentação: Nov-2007
Data de publicação: 12-Nov-2009
Referência: NASCIMENTO, Aline Vieira do. Os direitos educacionais dos adolescentes em liberdade assistida: o papel do conselho tutelar e das instituições de ensino da Ceilândia. 2007. 69 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar as ações articuladas entre o Conselho Tutelar – CT, e as instituições de ensino da Ceilândia que visam garantir os direitos educacionais dos adolescentes em Liberdade Assistida – LA. Para realizar tal análise partimos do exposto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, com foco nos capítulos que tangem as medidas sócio-educativas, em especial a LA, e naqueles que se referem aos CTs e as escolas, considerando, ainda, o controle democrático das políticas públicas. No âmbito da análise empírica, fizemos o trabalho de campo articulando com o Centro de Referência em Assistência Social da Ceilândia – CREAS, realizamos: entrevistas com os técnicos responsáveis pela LA, questionário para dez adolescentes cumprindo medida naquela região, obtenção de informações estatísticas acerca dos adolescentes em LA na Ceilândia; e os dados sobre as escolas em que os referidos adolescentes estudam. Também, procedemos entrevista com um conselheiro tutelar de Ceilândia e com diretores e professores de quatro escolas que apresentam histórico com adolescentes em cumprimento de LA. Dessa forma, podemos verificar que muitas vezes os adolescentes em LA não têm os seus direitos educacionais garantidos. Fato verificado quando lhes é negada matrícula em instituição pública de ensino e ou quando são discriminados nas próprias escolas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.11.TCC.669
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.