Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6647
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BarbaraDeAzevedoLimaJoffily.pdf541,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Produtividade do trabalho : uma tentativa de explicação e sua relação com a competitividade
Autor(es): Joffily, Bárbara de Azevedo Lima
Orientador(es): Ellery Junior, Roberto de Goes
Assunto: Desenvolvimento econômico
Produtividade do trabalho
Concorrência
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 29-Nov-2013
Referência: JOFFILY, Bárbara de Azevedo Lima. Produtividade do trabalho: uma tentativa de explicação e sua relação com a competitividade. 2013. 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O trabalho está dividido em seis capítulos. O primeiro é a introdução que aborda o motivo pelo qual o crescimento econômico tornou-se um tema importante para os países. Depois de mostrar a importância do tema, esse capítulo inicia a explicação sobre as principais teorias que abordam o crescimento econômico e que serão desenvolvidas no próximo capítulo. O segundo capítulo é o de fundamentação teórica. A primeira parte desse capítulo explica um dos modelos mais importantes para o estudo do desenvolvimento econômico, o modelo Neoclássico ou o modelo de Solow. O modelo de Solow é um modelo simplificado, mas algumas de suas conclusões serão importantes para o desenvolvimento do trabalho. A segunda parte do capítulo demonstra o modelo AK, que pode ser derivado a partir do modelo de Solow e que é um dos modelos mais simples sobre o crescimento endógeno. O terceiro capítulo é o de metodologia. Esse capítulo explica as bases teóricas que serão utilizadas para desenvolver o modelo de Regressão Linear Múltipla. Além disso, explica também um método de correlação. O quarto capítulo é o de análise. Nesse capítulo será desenvolvido o modelo de regressão a partir dos dados levantados para determinar quais variáveis determinam a produtividade do trabalho. Além disso será examinada a correlação entre a produtividade do trabalho e a competitividade de 60 países examinados. O quinto capítulo traz as conclusões obtidas a partir dos resultados encontrados no quarto capítulo. Finalmente, o sexto capítulo traz toda a bibliografia utilizada durante o trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons