Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6605
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SabineOliveiraMartinsDeSouza.pdf199,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A alternância subjuntivo/indicativo em orações com advérbio de dúvida
Autor(es): Souza, Sabine Oliveira Martins de
Orientador(es): Naves, Rozana Reigota
Assunto: Língua portuguesa - gramática
Língua portuguesa - verbos
Data de apresentação: 8-Mar-2013
Data de publicação: 21-Nov-2013
Referência: SOUZA, Sabine Oliveira Martins de. A alternância subjuntivo/indicativo em orações com advérbio de dúvida. 2013. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As mudanças que ocorrem com consistência na Língua Portuguesa provocam os estudiosos da língua na direção de uma análise mais atenta e uma consequente produção teórica, questionando a abordagem simplificada das gramáticas normativas e propondo novas interpretações sobre os fenômenos decorrentes tanto da fala quanto da escrita daqueles que possuem o português como língua materna. Em decorrência desse fato, vários estudos abordam a alternância entre indicativo e subjuntivo nas orações simples, bem como nas subordinadas, sendo estes últimos mais comuns, principalmente sobre dados da fala. Nessa perspectiva, a abordagem deste trabalho tem como foco a compreensão de um fenômeno específico dessa alternância, as orações com presença do advérbio talvez, para as quais é previsto o uso de subjuntivo e, entretanto, observa-se utilização, de certa forma frequente, do indicativo. A proposta concentra-se, portanto, no questionamento sobre a motivação do uso, se é restritiva aos aspectos da língua ou se está relacionada à prosódia e à pragmática.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Projeto de Curso, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons