Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6601
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarcusViniciusFagundesDeCarvalho.pdf1,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso de modelos politômicos em estudo psicométrico com foco em relações sociais
Autor(es): Carvalho, Marcus Vinicius Fagundes de
Orientador(es): Silva, Cibele Queiroz da
Assunto: Teoria de resposta ao item
Amostragem (Estatística)
Data de apresentação: 12-Jul-2013
Data de publicação: 21-Nov-2013
Referência: CARVALHO, Marcus Vinicius Fagundes de. Uso de modelos politômicos em estudo psicométrico com foco em relações sociais. 2013. vii, 40 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como base a aplicação das técnicas de Teoria de Resposta ao Item (TRI). O presente estudo tem como motivação uma reportagem divulgada pela revista Galileu (edição nº 240, Julho de 2011) com o título “De onde vem o mal?”. Na matéria, foi apresentado o conceito de empatia e, ao final da reportagem, um questionário com o propósito de mensurar o Quociente de Empatia do leitor. Este trabalho consiste na aplicação desse questionário em 2.002 alunos de graduação da Universidade de Brasília (UnB). Os alunos foram divididos em nove grandes áreas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar. Uma escala de mensuração de empatia foi desenvolvida a partir de um modelo politômico com base na TRI. O objetivo do trabalho consiste na comparação entre essa escala e o cálculo do Quociente de Empatia, quantificado de acordo com a metodologia adotada pela revista Galileu. Os níveis de empatia obtidos foram semelhantes para as nove grandes áreas estabelecidas. Registrou-se esse resultado para as duas metodologias descritas no trabalho, o que evidencia a similaridade no poder de mensuração de ambas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2013.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons