Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6572
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FranciscoJoséCavalcanteMacedo.pdf322,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As contribuições de Freire e Boal para a formação dos jovens e adultos : pedagogia do oprimido e teatro do oprimido
Autor(es): Macedo, Francisco José Cavalcante
Orientador(es): Ribeiro, José Mauro Barbosa
Assunto: Freire, Paulo, 1921-1997
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação popular
Teatro e sociedade
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 19-Nov-2013
Referência: RIBEIRO, José Mauro Barbosa. As contribuições de Freire e Boal para a formação dos jovens e adultos: pedagogia do oprimido e teatro do oprimido. 2013. 39 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Paulo Freire sempre se mostrou preocupado com a questão da educação de jovens e adultos; por isso, desenvolveu uma proposta de alfabetização para essa faixa etária por meio de temas geradores. Assim, a educação de jovens e adultos partiria de uma palavra que tivesse significado para eles e, a partir daí seria iniciada uma discussão crítica sobre ela para que os alunos pudessem refletir sobre seus significados. Augusto Boal desenvolveu um teatro para o povo, onde os espectadores participam da cena, seja por meio de opinião ou crítica como pela própria representação de uma situação cotidiana no palco. Com isso, as duas propostas, de educação e teatro, fazem com que as pessoas reflitam sobre temas ligados à política, cultura e sociedade, fazendo com que o jovem e o adulto se torne uma pessoa crítica de sua própria realidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar a importância da teoria de Paulo Freire e a proposta de Augusto Boal para a formação de jovens e adultos que são alunos da EJA.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa Pró-Licenciatura em Teatro, 2013.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons