Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6567
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JulianaChrisostomoDeAlmeida.pdf2,75 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo das estruturas clivadas do português
Autor(es): Almeida, Juliana Chrisóstomo de
Orientador(es): Vicente, Helena da Silva Guerra
Assunto: Língua portuguesa - sintaxe
Língua portuguesa - gramática
Data de apresentação: 12-Dez-2011
Data de publicação: 18-Nov-2013
Referência: ALMEIDA, Juliana Chrisóstomo de. Um estudo das estruturas clivadas do português. 2011. 50 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras – Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho, cujo embasamento teórico foi construído a partir de estudos e análises de autores gerativistas, tem como objetivo realizar um estudo sobre as estruturas clivadas no Português do Brasil. Intenciona-se também verificar e descrever como e se o fenômeno é tratado pelas gramáticas tradicionais (GT’s) já que estas possuem um caráter bastante deficitário no que concerne à abordagem não só de questões sintáticas, que são o foco do presente trabalho, mas também à concepção de critérios morfológicos e semânticos. Partindo-se do pressuposto de que a clivagem é um fenômeno produtivo na Língua Portuguesa oral, objetiva-se, a partir da coleta de dados da “Revista Veja”, verificar se ela também ocorre na língua escrita.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons