Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6566
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JessicaLuisaGuimaraesRibeiro.pdf15,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Determinação de funções ótimas para arcos de animação
Autor(es): Ribeiro, Jéssica Luísa Guimarães
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Animação por computador
Funções (Matemática)
Data de apresentação: 23-Jul-2013
Data de publicação: 18-Nov-2013
Referência: RIBEIRO, Jéssica Luísa Guimarães. Determinação de funções ótimas para arcos de animação. 2013. viii, 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Apesar de pouco difundida no Brasil, a arte da animação é muito antiga e tem diversas técnicas. Desde o início, o objetivo dessa pesquisa era facilitar o trabalho do animador e trazer uma visão diferente sobre o assunto, de maneira a mostrar o potencial interdisciplinar dessa área. O movimento escolhido para esse trabalho foi o andar, que aproximado para um arco seno pode servir de guia para quem trabalha com animação, por meio de uma curva como guia. O eixo das abscissas é equivalente ao tempo da animação, que apesar de ser em frames uma variável quantitativa discreta), será gerado como uma quantitativa continua, de forma que o animador possa dispor o personagem da melhor maneira. O eixo das coordenadas traça a trajetória do movimento, ou seja, é o arco em si. Para poder criar esses arcos foram escolhidas 4 categorias por idade, sendo todas divididas por sexo. As imagens foram feitas por categorias e analisadas frame a frame em um programa de edição. Ao final do trabalho, a programação final foi feita, de modo que a curva guia pudesse ser gerada determinando a faixa etária e o sexo do personagem. O trabalho foi bem sucedido em gerar os arcos, mas seria necessário mais recursos e tempo para uma pesquisa com outras variáveis. Não foi possível gerar uma função multivariada para várias partes do corpo, também devido ao tempo, mas essa pesquisa pode ser o início do estudo de vários outros movimentos e diversidades de categorias.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2013.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons