Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6542
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ThaisMarcielaRochaLeao.pdf383,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Falares regionais : panorama da redução de ditongos decrescentes no Brasil
Autor(es): Leão, Thaís Marciela Rocha
Orientador(es): Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Sociolinguística
Língua portuguesa - variação
Língua portuguesa - português falado
Língua portuguesa - gramática
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 8-Nov-2013
Referência: LEÃO, Thaís Marciela Rocha. Falares regionais: panorama da redução de ditongos decrescentes no Brasil. 2013. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Neste artigo apresentarei um estudo sobre a redução de ditongos decrescentes [ai], [ei] e [ou] e sua ocorrência nas cinco regiões do Brasil. Meu objetivo é atestar, por meio de um mapa panorâmico, o quanto esse fenômeno é recorrente na fala e comum no Português do Brasileiro (PB). Fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo, ressalto que este é um trabalho puramente demonstrativo, no qual pretendo, apenas, reforçar o processo da monotongação como parte do vernáculo brasileiro. Para tanto, utilizo o modelo teórico-metodológico variacionista, iniciado por William Labov nos anos 60, que define um método próprio de pesquisas sobre fenômenos de variação e mudança linguística em vários níveis de análise; além do trabalho de Fernando Tarallo (1994), A pesquisa sociolinguística, e os estudos sociolinguísticos de Maria Cezario e Sebastião Votre (2009).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons