Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6537
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AndreiaDeAlmeidaPereira.pdf2,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : a prática pedagógica dos professores dinamizadores na Escola Municipal a Caminho da Luz em Santo Antônio do Descoberto, Goiás
Autor(es): Pereira, Andréia de Almeida
Orientador(es): Sampaio, Caroline Bonesso
Assunto: Prática de ensino - educação física
Educação física (Ensino fundamental)
Recreação
Currículo escolar
Data de apresentação: 8-Dez-2012
Data de publicação: 7-Nov-2013
Referência: PEREIRA, Andréia de Almeida. Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: a prática pedagógica dos professores dinamizadores na Escola Municipal a Caminho da Luz em Santo Antônio do Descoberto, Goiás. 2012. vii, 66 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de ensino aprendizagem dos professores dinamizadores que ministram aulas de recreação para os anos iniciais do Ensino Fundamental e discutir a relevância da Educação Física na escola municipal A Caminho da Luz em Santo Antônio do Descoberto, Goiás. O tipo de pesquisa utilizado neste trabalho foi o estudo de caso, que utilizou tanto a pesquisa bibliográfica quanto a pesquisa de campo para alcançar os objetivos propostos. Os instrumentos de coleta de dados, utilizados foram a observação participante e um questionário com questões abertas e fechadas aplicado aos professores dinamizadores que ministram aulas nos anos iniciais do ensino fundamental. Através dos dados obtidos na pesquisa de campo, juntamente com o referencial teórico, foi possível fazer uma relação entre a teoria e a prática pedagógica dos professores dinamizadores no que tange às aulas de recreação, relacionando-as, aos direitos e as necessidades dos alunos em seu processo de ensino aprendizagem. Desta forma, entende-se a Educação Física como uma área do conhecimento da cultura corporal do movimento esta disciplina tem uma função relevante na vida e na formação dos alunos. Assim, cabe ao professor de Educação Física desenvolver a sua prática pedagógica voltada ao conhecimento teórico das diversas atividades da cultura corporal (jogos, brincadeiras, danças, lutas, ginásticas, etc.), para que os alunos tenham um desenvolvimento adequado nos aspectos motor, cognitivo e sócio afetivo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2012.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons