Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6507
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_SergioMagnoDasNeves.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As brincadeiras tradicionais na prática da educação física na 4ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Mãe Angélica
Autor(es): Neves, Sérgio Magno das
Orientador(es): Ferreira, Denize do Carmo Colares
Assunto: Brincadeiras
Educação física (Ensino fundamental)
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 9-Dez-2012
Data de publicação: 6-Nov-2013
Referência: NEVES, Sérgio Magno das. As brincadeiras tradicionais na prática da educação física na 4ª série do ensino fundamental da Escola Estadual Mãe Angélica. 2012. 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2012.
Resumo: Este estudo está situado no campo da ludicidade onde estão contempladas as brincadeiras tradicionais e sua utilização dentro das escolas. A temática abordada discorre sobre a importância das brincadeiras tradicionais para o ensino das séries iniciais do ensino fundamental da Escola Estadual Mãe Angélica. Por ser um tema ainda pouco explorado, mas de grande importância para a prática da Educação Física Esse é um campo onde existem poucas pesquisas, pois tais brincadeiras não são tão valorizadas, portanto não é de grande interesse dos pesquisadores do campo da ludicidade. Diante disso percebeu-se a necessidade de valorizar tais brincadeiras que estão sendo esquecidas e que possuem grande valor cultural e contribuem significativamente para o desenvolvimento de nossas crianças no âmbito social, afetivo, cognitivo e intelectual. Daí a necessidade de conhecer as brincadeiras tradicionais que ainda existem e são praticadas pelos alunos. Deste modo buscou-se identificar as brincadeiras tradicionais através de uma pesquisa exploratória e de campo, onde utilizou-se questionários abertos com as professoras, coordenadoras e alunos da escola campo. Foram utilizadas também a revisão bibliográfica da literatura existente sobre o tema de pesquisa, que teve como principais autores (FRIEDMAN, 2006; FARIA JUNIOR, 1996; OLIVEIRA, 1986) e objetivou-se aproximar as recentes pesquisas sobre a temática à realidade local, bem como o que são brincadeiras tradicionais, a transformação do brincar e suas implicações, a importância do resgate das brincadeiras tradicionais, as brincadeiras tradicionais na educação e a atividade lúdica no século XXI. Com isso percebe-se a grande contribuição desta pesquisa para estudos futuros e para uma melhora na prática das aulas de educação física na escola campo e em outras escolas onde apresentam condições mínimas para a prática dessas aulas. Espera-se poder contribuir para o resgate e manutenção das brincadeiras tradicionais nas aulas de educação física das séries iniciais do ensino fundamental, onde não possuem professores com formação na área de educação física e as aulas são ministradas pelos próprios profissionais das turmas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2012.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons