Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6503
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_FabioCostaDeSouza.pdf535,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os benefícios da atividade física para a qualidade de vida de idosos
Autor(es): Souza, Fábio Costa de
Orientador(es): Santos, Mara Lúcia Blanc dos
Assunto: Exercícios físicos para idosos
Qualidade de vida
Envelhecimento
Idosos
Data de apresentação: 6-Jul-2013
Data de publicação: 6-Nov-2013
Referência: SOUZA, Fábio Costa de. Os benefícios da atividade física para a qualidade de vida de idosos. 2013. 50 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Macapá-AP, 2013.
Resumo: Os objetivos desta investigação são; compreender a atividade física como fator importante para a qualidade de vida de pessoas idosas; analisar a contribuição da atividade física para a melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas e perceber a opinião dos professores de Educação Física e idosos sobre a utilização de atividades físicas no Centro de Convivência Nova Esperança. Esta pesquisa de campo, foi constituída de um estudo com abordagem descritiva, de natureza qualiquantitativa. Participaram do estudo 13 idosos, de 60 a 72 anos de idade, atendidos no Centro de Convivência Nova Esperança, sendo 10 do sexo masculino e 3 do feminino, além de 3 professoras de Educação Física que atuam na intistuição onde foi realizada a pesquisa. Os idosos e as professoras que participaram da pesquisa responderam um questionário estruturado e diferenciado elaborado pelo pesquisador, com perguntas, abertas e fechadas, relacionadas com o tema do estudo. Os resultados obtidos neste estudo mostraram o quanto é importante que os idosos pratiquem atividade física orientadas por profissionais que saibam dosar quais métodos serão empregados respeitando as limitações físicas de cada idoso. Concluiu-se que a participação dos idosos em programas bem organizados de orientação física, baseados na corporeidade, pode torna-se uma estratégia importante para a obtenção de um envelhecimento saudável, ativo e satisfatório. Os profissionais de educação física devem possibilitar atividades físicas para a população de idosos, para que possam vivenciar e satisfazer sua melhor qualidade de vida, de forma gratificante, reconfortante e prazerosa, em que a prática regular de exercícios físicos e/ou esportes sejam o eixo ou suporte da sua vida diária.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2013.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons