Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LennonPedroNoletoFerreira.pdf10,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A imagem do negativo : a pintura segundo Hegel
Autor(es): Ferreira, Lennon Pedro Noleto
Orientador(es): Rufinoni, Priscila Rossinetti
Assunto: Arte - filosofia
Pintura
Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831
Data de apresentação: 1-Ago-2013
Data de publicação: 30-Out-2013
Referência: FERREIRA, Lennon Pedro Noleto. A imagem do negativo: a pintura segundo Hegel. 2013. 44 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)–Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho pretende uma leitura sobre o capítulo dedicado à pintura no Sistema das Artes Particulares de Hegel. A abordagem que aqui se constrói buscou valorizar, sobretudo, uma análise dentro dos limites oferecidos pelo autor. Neste sentido, privilegiou-se o desenvolvimento histórico traçado por Hegel, não somente relativo à pintura, mas à toda arte, de um modo geral. Privilegiou-se também uma leitura que atravessa os três primeiros Cursos de Estética e, na medida em que outras questões importantes na filosofia de Hegel se encontravam pelo caminho, fizeram-se necessárias incursões pela Filosofia da História, Fenomenologia do Espírito e a Ciência da Lógica. Estas incursões, entretanto, não foram exaustivas. Com base na compreensão de Hegel, busca-se neste texto avaliar em que medida a pintura pode ser compreendida como imagem do negativo. Esta investigação é motivada fundamentalmente pelo princípio da subjetividade, o qual compõe o conteúdo básico da pintura.
Informações adicionais: Monografia (graduação)–Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons