Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/645
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_LucianaMonteirodeBarrosReis_Monografia.pdf311,38 kBAdobe PDFver/abrir
2009_LucianaMonteirodeBarrosReis_Anexo.pdf5,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Periódicos científicos brasileiros das áreas de informação (1972-2007) : representatividade das áreas do conhecimento nos artigos
Autor(es): Reis, Luciana Monteiro de Barros
Orientador(es): Vilan Filho, Jayme Leiro
Assunto: Periódicos científicos
Publicações científicas
Ciência da informação
Data de apresentação: Jul-2009
Data de publicação: 21-Out-2009
Referência: REIS, Luciana Monteiro de Barros. Periódicos científicos brasileiros das áreas de informação (1972-2007): representatividade das áreas do conhecimento nos artigos. 2009. 61 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Apresenta um estudo a respeito da representatividade das áreas de informação – Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Documentação e Museologia – em artigos de periódicos científicos brasileiros que mais publicaram nestas áreas durante o período 1972-2007. Através da classificação, por área, dos trabalhos publicados em dezessete periódicos, verifica a evolução da representação dessas áreas ao longo das quatro décadas e analisa quais periódicos são atualmente mais indicados a leitores, pesquisadores e professores das áreas de informação. Teve como resultado, o elevado crescimento da área de Ciência da Informação nos artigos e trabalhos publicados nas duas últimas décadas, a queda da representatividade da área de Biblioteconomia durante o mesmo período, a baixa produtividade de trabalhos relacionados à área de Documentação e a efetiva representatividade das áreas de Arquivologia e Museologia nos trabalhos publicados em periódicos destas duas áreas. Verifica, ainda, que as políticas editoriais dos periódicos analisados são, em grande parte, eficazes na orientação do conteúdo apresentado, de acordo com os critérios estabelecidos no trabalho. Por fim, apresenta sugestões para pesquisas posteriores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.645
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.