Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6441
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaelydaSilvaMachado.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino e a pesquisa nas universidades brasileiras para a inovação
Autor(es): Machado, Anaely da Silva
Orientador(es): Bertussi, Geovana Lorena
Assunto: Inovações educacionais
Capital humano
Universidades e faculdades - currículos
Ensino superior - pesquisa
Data de apresentação: 1-Jul-2013
Data de publicação: 30-Out-2013
Referência: MACHADO, Anaely da Silva. O ensino e a pesquisa nas universidades brasileiras para a inovação. 2013. 103 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a contribuição do ensino e da pesquisa nas universidades brasileiras para a inovação, com ênfase no período de 2000 a 2012. Inicialmente, é apresentado um breve histórico das políticas de inovação no país, de modo a destacar o papel do ensino superior nesse contexto. Em seguida, são exibidos os dados nacionais que permitem avaliar a formação de capital humano e as atividades de pesquisa nas universidades nas áreas do conhecimento consideradas estratégicas para a inovação. Em relação ao capital humano, são exploradas as informações referentes à oferta de vagas e ao número de concluintes por ano no sistema universitário, desagregadas por áreas de formação. Sobre a pesquisa, são expostos indicadores que mensuram a alocação de recursos para tal finalidade, tais como o investimento em bolsas de pós-graduação e fomento à pesquisa. Os resultados da atividade de pesquisa são avaliados por meio de dados de publicações de artigos científicos e de pedidos de patentes realizados pelas universidades. A análise permite concluir que as universidades ampliaram sua contribuição para o sistema de inovação brasileiro, por meio do fortalecimento das atividades de pesquisa científica e do aumento do número de graduados em áreas estratégicas. Além disso, são discutidas possíveis ações com o propósito de consolidar o papel do sistema universitário como uma das instituições propulsoras da inovação no país. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this study is the analysis of the contribution of university teaching and research to innovation, particularly in the period between 2000 and 2012. There will first be a look into the history of innovation policies in Brazil, for highlighting the role of higher education in said context. Then, an analysis of national data is conducted for the assessment of research activity and the formation of human capital in the areas of knowledge considered strategic for innovation. Regarding human capital, there is an assessment of the information on vacancies and the number of students graduating college per year in the university system. This information is also disaggregated for each of the areas of graduation. Regarding research, the study presents the indicators that measure resource allocation for this purpose, such as the investment in undergraduate scholarships and incentives to research. The results of research activity are assessed by the evaluation of data on the publication of scientific articles and patent requests by universities. The analysis allows for the conclusion that the universities have broadened their contribution to the Brazilian innovation system by means of the strengthening of the scientific research activity and the increase in the number of college graduates in strategic knowledge areas. Moreover, the study discusses possible actions for consolidating the role of university education as one of the power institutions for national innovation.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons