Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6438
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SarahBeatrizRodrigues.pdf1,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Imaginário como estrutura de composição dos sinais da LSB : análise de sinais da variante do Sudeste do Brasil
Autor(es): Rodrigues, Sarah Beatriz Brandão
Orientador(es): Costa, Messias Ramos
Coorientador(es): Silva, Mara Lúcia Mourão
Assunto: Imaginário
Língua brasileira de sinais
Data de apresentação: 10-Jul-2013
Data de publicação: 29-Out-2013
Referência: RODRIGUES, Sarah Beatriz Brandão. Imaginário como estrutura de composição dos sinais da LSB: análise de sinais da variante do Sudeste do Brasil. 2013. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras–Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho discute a presença de estruturas do imaginário nos sinais da língua de sinais brasileira. A perspectiva abordada é de uma primeira análise das metáforas na língua de sinais e, posteriormente, amplia-se o viés que aborda não apenas a metáfora como também os campos e as estruturas do imaginário. A análise que fazemos passe desde uma análise do léxico nominal sob a ótica do imaginário proposto por Gaston Bachelard até uma análise do léxico verbal da língua brasileira de sinais sob a ótica de Gilbert Durand. O foco do trabalho está em ressaltar os fatores culturais que formam os arquétipos das culturas ocidentais. Nesse trabalho, mostramos que há fatores da cultura ocidental que se fazem presentes tanto em comunidades ouvintes como em comunidades surdas, entretanto, o que se trabalha neste estudo é a representação desses fatores por meio de imagens tendo como parâmetro que a construção dessas imagens é diferente nas culturas, ainda que o imaginário se assemelhe.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons