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Título: Os imaginários da velhice feminina no cinema contemporâneo
Autor(es): Güércio, Nayara Helou Chubaci
Orientador(es): Montoro, Tânia Siqueira
Assunto: Imaginário
Mulheres no cinema
Velhice
Mulheres idosas
Data de apresentação: Jun-2013
Data de publicação: 29-Out-2013
Referência: GÜÉRCIO, Nayara Helou Chubaci. Os imaginários da velhice feminina no cinema contemporâneo. 2013. xi, 118 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O envelhecimento tem sido o cerne de diversas pesquisas da medicina, principalmente nas áreas de gerontologia e de psiquiatria. No entanto, o cinema não exibe uma grande representatividade a essa faixa etária, principalmente no que tange o cruzamento dessa com as questões de gênero. Da mesma forma, as pesquisas acadêmicas em audiovisual não apresentam um vasto arcabouço teórico quanto à temática da maturidade feminina e o imaginário que a cerca. Por essa razão, a presente monografia se propõe a traçar um paralelo entre os estudos de gênero e os imaginários da velhice feminina como protagonista dentro do universo cinematográfico contemporâneo. Como objetos de pesquisa, foram selecionados os filmes Amor (2012), de Michael Haneke e Elsa e Fred – Um Amor de Paixão (2005), de Marco Carnevale. Entre as principais conclusões, verificamos que as duas protagonistas das obras citadas, Anne e Elsa, respectivamente, quebram com paradigmas do imaginário social. Além disso, pudemos constatar que tanto Anne quanto Elsa desejam ser vistas como mulheres indispensáveis em suas organizações familiares. As duas obras tratam essencialmente de amor, mas também de escolhas. As protagonistas refletem sobre suas afetividades, suas atitudes, seus papéis em suas organizações familiares e sociais e sutilmente nos convidam a fazer o mesmo. Para desenvolver a nossa monografia, investigamos dentro do corpus de trabalho (1) a relação entre público e privado nas tramas, (2) às interações afetivas entre as protagonistas e os demais personagens e (3) os pontos de silenciamento das mensagens ou dos discursos associados à velhice. No cruzamento teórico metodológico estão as teorias feministas para o cinema e os estudos do imaginário. Ao final da pesquisa, constatamos que há uma grande preocupação por parte desse cinema em discutir a vida que precede a morte. A velhice não é apenas o período que antecede a morte, mas é também um momento para se experimentar novas movimentações intelectuais, políticas e emocionais. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
Aging has been the center of several studies in medicine, particularly in the areas of gerontology and psychiatry. However, the film industry does not accredit great representation for this age group, especially regarding the intersection between the matter itself and gender issues. Similarly, academic researches in audiovisual have not yet shown a broad theoretical framework regarding female maturity and the studies of the imaginary. Therefore, this paper aims to establish a relation between gender studies and the imaginary concerning old aged female protagonist in contemporary cinema. For this matter, the following films were selected: Love (2012) by Michael Haneke and Elsa and Fred (2005) by Marco Carnevale. Among the main findings, we reached the conclusion that the two protagonists of the films mentioned before, Anne and Elsa, respectively, break with paradigms of the social imaginary. Furthermore, we found that both Anne and Elsa want to be considered indispensable in their family’s organization. The two films are essentially about love, but they are also about choices. The protagonists reflect upon their affections, their attitudes, their roles in their families and in their social lives. Moreover, they, subtly, invite us to do the same. In order to follow our purpose, we have investigated within the chosen corpus of work the following criteria: (1) the relationship between public and private matters in the plots, (2) the affection between the protagonists and the other characters of the movies and (3) the silencing of messages or discourses associated with maturity. The Feminist Theories related to film studies and the researches about the imaginary are intertwined with the theoretical and methodological approaches of this monograph. This paper has drawn to some important conclusions, one of which was the occurrence of a great concern about discussing life preceding death by the films analyzed in this monograph. Maturity is not only the period prior to death, but it is also a time to try new intellectual, political and emotional movements.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Audiovisual, 2013.
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