Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/643
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_PollyanadaSilvaBatista.pdf402,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Biblioteca escolar no Brasil : um estudo sobre vários aspectos
Autor(es): Batista, Pollyana da Silva
Orientador(es): Borges, Maria Alice Guimarães
Assunto: Bibliotecas escolares
Bibliotecas - administração
Bibliotecas - desenvolvimento da coleção
Data de apresentação: Jul-2009
Data de publicação: 21-Out-2009
Referência: BATISTA, Pollyana da Silva. Biblioteca escolar no Brasil: um estudo sobre vários aspectos. 2009. 122 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este documento é um estudo e tem por objetivo conhecer itens relativos à biblioteca escolar e itens pertinentes a sua situação, de forma sucinta no Brasil, e seguem: seu conceito e papel; sua estrutura e funcionamento; o acervo e sua organização; leitura e políticas públicas de leitura no Brasil; pesquisa escolar e, a utilização da Internet neste processo; papel do bibliotecário. A metodologia utilizada para a realização desta monografia foi uma revisão de literatura sobre a biblioteca escolar e aspectos relacionados com a mesma e o contexto dela no Brasil e um levantamento bibliográfico seletivo comentado de documentos acerca da biblioteca escolar brasileira; traz o conceito de Sociedade da Informação e do Conhecimento e, da biblioteca nesta sociedade. O levantamento tem transcrições de resumos de artigos, teses e dissertações, bem como de sumários, ou descrição, ou sinopse de livros, igualmente a transcrição da descrição de sites e uma base de dados na área de biblioteca escolar, e transcreve-se também palavras-chave dos documentos. A pesquisa do levantamento bibliográfico foi efetuada em sites de editoras e livrarias brasileiras, em catálogos de bibliotecas e bases de dados bibliográficas. Em suma, este trabalho permitiu à autora compreender a razão, pela qual a biblioteca escolar é um recurso complementar tão importante ao processo de ensino-aprendizagem, pois nela é possível desenvolver habilidades informacionais utilizando os materiais existentes em seu espaço, portanto é imprescindível ter documentos de qualidade, conforme apresentado no tópico pertinente a este assunto – o acervo e sua organização; igualmente a importância de um espaço adequado. Também proporcionou saber como se situa a questão da leitura no Brasil, por meio da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil; do mesmo modo verificar como funciona o processo de pesquisa escolar e, a utilização da Internet neste processo; possibilitou inferir que existe ligação entre leitura, competência informacional e pesquisa escolar, uma vez que por meio da leitura apreende-se a informação, e a competência informacional é a aptidão para identificá-la, apreendê-la e aplicá-la, a pesquisa escolar é a forma, na qual o aluno irá unir a assimilação da informação e estas aptidões. Além disso, permitiu entender como é significante a figura do bibliotecário na biblioteca da escola, também que a literatura menciona de forma constante a necessidade de parcerias entre bibliotecários e professores, do mesmo modo que é preciso que ambas as áreas de Educação e Biblioteconomia tenham conhecimento do campo de conhecimento um do outro. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This monograph is a study about aspects of school library and aspects relatives to brazilian school libraries, that are: concept and role of school library; its structure and functioning; the book collection and its organization; reading and publics policies of reading in Brazil; school search and the use of Internet in this process; the role of school librarian. The methodology used in this monograph was a state of art about school library and a selective literature search with comments, and the aspects previously mentioned; brings the concept of Information Science and the role of library in this society. The selective literature search with comments about school library in Brazil, include transcriptions of the contents list of books, transcriptions of abstracts of scientific papers and thesis and dissertations, and documents key-words, transcriptions of sites and database descriptions. The literature search was made in sites of brazilian publishing houses and bookstores. In short, this document allows to the author understands the reason why school library is a complement resource so important to the process teaching-learning, because on the school library it is possible develop skills informational using the materials existing in the school library, thus it is essential to the school library possess documents with high quality, according to showed in the topic pertinent to this matter (the book collection and its organization); the relevance of an appropriate space for this library. Provided to know, as well, how is the situation of the reading in Brazil, through da research “Retratos da Leitura no Brasil”; verify how the process of school search works and the use of Internet in this; it was possible infer that there is a relationship between reading and literacy information and school search, since the reading is the information assimilation, and information literacy is the skill to identify the information and apprehend it and apply it, the school search is the junction of both (reading and information literacy). Furthermore, this document allows to understand how is significant the school librarian, also that literature mentions many times about the need of a partnership between librarians and teachers, likewise that is necessary to both Education and Library Science to know each other.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2009.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.