Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6428
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RenanDaSilvaMariz.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção de docentes e discentes a respeito da qualidade do ensino no Curso de Educação Física do Programa Pró-Licenciatura/UnB Pólo Ceilândia
Autor(es): Mariz, Renan da Silva
Orientador(es): Fernandes, Gabriel Francisco Martins
Assunto: Qualidade (Educação)
Professores de educação física - formação
Educação à distância
Data de apresentação: 10-Jul-2013
Data de publicação: 29-Out-2013
Referência: MARIZ, Renan da Silva. A percepção de docentes e discentes a respeito da qualidade do ensino no Curso de Educação Física do Programa Pró-Licenciatura/UnB Pólo Ceilândia. 2013. ix, 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Em constante mudança o mundo moderno e as tecnologias passaram a fazer parte da rotina de maneira significativa, observando este dinamismo, o desenvolvimento educacional também se adaptou as diversas faces da rotina acadêmica, além de consolidar-se como política pública no âmbito educacional em nosso país com o uso da Educação a Distância para formação em nível superior, devido a sua capacidade de alcance em massa e os baixos custos inicialmente, contudo é chegado um momento para reflexão sobre o andamento de tais processos. Desta forma alunos e professores proporcionaram uma reflexão a partir de opiniões manifestadas através da resposta de questionários e enriquecidas por diversos autores modernos que abordam o tema em suas pesquisas e estudos científicos. Desta maneira este trabalho se propõe a se colocar em uma perspectiva similar a visão dos docentes e discentes participantes de um processo integral de formação superior em modalidade à distância e analisar suas percepções, questionamentos e avaliação a cerca deste processo educacional e suas relações com que ele se propõe ou objetivou na essência de seu planejamento. Nota-se observando as participações sobre a transmissão de conhecimentos feita em ambiente virtual que os grupos se divergem quanto às opiniões, grande parte dos alunos expõe de forma satisfatória o nível de absorção dos conteúdos, alegando condições altamente favoráveis à possibilidade de uma boa formação, enquanto professores não observam desta mesma maneira, a maior parte destes classifica como regular, deixando subentendido que existem brechas no processo a serem revistos. Um ponto em comum e de importante consenso que ambos partilham, é a satisfação com o processo avaliativo, ambos condizem em suas opiniões na concepção de um processo avaliativo coerente com o desenvolvimento do conteúdo e uma concepção de avaliação bem proposta nos padrões do projeto. Com uma preposição hipotética que acredita na incapacidade deste projeto, especificamente, em não atender as expectativas dos participantes, professores e alunos, quanto à qualidade do ensino ministrado, percebido nesta linha de pesquisa que essa hipótese não se comprovou, fundamentada na analise e interpretação do conjunto de informações contidas no decorrer deste trabalho. Por fazer parte de todo processo e perceber a necessidade de refletir e compreender a jornada de formação instituída com um olhar crítico a respeito dos alunos concluintes do processo concretiza-se este trabalho e suas considerações sobre as especificidades deste processo educacional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Educação a Distância, Programa Pró-Licenciatura, 2013.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons