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Título: Representação e identidade cultural brasiliense na marca BSB Memo
Autor(es): Pessoa, Mirella Ramos Costa
Orientador(es): Guazina, Liziane Soares
Assunto: Brasília (DF)
Identidade cultural
Marca de produtos
Publicidade
Data de apresentação: 24-Jul-2013
Data de publicação: 25-Out-2013
Referência: PESSOA, Mirella Ramos Costa. Representação e identidade cultural brasiliense na marca BSB Memo. 2013. 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: É no contexto de relação entre a cidade, seus habitantes e a construção de identidades mediadas pela marca que compreendemos nosso trabalho. Entender como uma marca se apropria de representações reconhecidas pelos habitantes de Brasília como características da capital e, ao mesmo tempo, reforça estas características é o objetivo central deste trabalho. Para tanto, a pesquisa busca mapear quais representações identitárias da cidade estão presentes nos produtos da marca local de souvenirs BSB Memo. Partimos dos conceitos de representação, identidade, consumo e marca, e de uma análise de estratégias discursivas propostas por S. Hall. Além disso, procuramos compreender a atuação da Marca BSB Memo no contexto dos estudos do consumo como prática social e das marcas como mediadores simbólicos. Do ponto de vista metodológico, baseamos nosso estudo na análise das representações de identidades brasilienses já existentes no inventário de imagens dos produtos da marca e na análise da entrevista com os proprietários. Nossa hipótese é de que, ao se utilizar dos monumentos arquitetônicos e urbanísticos, dos elementos visuais e das belezas naturais da cidade, a marca BSB Memo reforça as representações dominantes de Brasília ao mesmo tempo em que se apropria da própria cidade, vinculando-a com a marca. Como resultado de pesquisa, encontramos os aspectos constituidores da BSB Memo acima mencionados, mas também a exaltação de uma cidade que se restringe ao Plano Piloto e ao projeto original de Lúcio Costa. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to understand how a brand appropriates representations recognized by the inhabitants of the city as the capital characteristics and at the same time, reinforces these characteristics. The research seeks to map out which identity representations of Brasília are present in the products of local brand souvenir BSB Memo. We start from the concepts of representation, identity, consumption and brand, and an analysis of discursive strategies proposed by S. Hall. In addition, we seek to understand the role of Brand BSB Memo in the context of consumption studies as social practice and brands as symbolic mediators. As a methodological point of view, we base our study on the analysis of identity representations in Brasilia existing in the inventory of images on brand’s products and the analysis of the interview with the owners. Our hypothesis is that by using the urbanistic and architectural monuments, the visual elements and the natural beauty of the city, the brand BSB Memo reinforces the dominant representations of Brasilia while that appropriates the city itself, linking it with the brand. As a result of research, we found aspects of BSB Memo mentioned above, but also the elevation of a city that is restricted to the Pilot Plan and the original design of Lúcio Costa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2013.
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